quarta-feira, 8 de junho de 2011

A METAFISICA DA CONTABILIDADE COMERCIAL - Estevão Rafael de Carvalho

“A METAFÍSICA DA CONTABILIDADE COMERCIAL” É A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE BRASILEIRA, NASCENDO NO MARANHÃO COM ESTEVÃO RAFAEL DE CARVALHO.


Maurício Figueirêdo

RESUMO

Apresenta-se a História da Contabilidade. Demonstra-se a criação, implementação e desenvolvimento da Contabilidade. Divulga-se a história da contabilidade brasileira nascida no Maranhão com Estevão Rafael de Carvalho. Reafirma-se a necessidade de divulgação da história da Contabilidade brasileira. Utiliza-se citações do livro “A metafísica da contabilidade comercial”, com objetivo de demonstrar como se pensava em contabilidade nos primórdios.


Palavras-chaves: História – Contabilidade – Maranhão – Brasil – Escrituração – Ciência – Arte – Desenvolvimento – Pensamentos – Evolução.


“A educação é a única forma de evolução do conhecimento, que contribui para a criação e desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando a liberdade de paradigmas empíricos. Sem jamais esquecer nossa história.”
Maurício Figueirêdo

1. INTRODUÇÃO

Segundo (Holanda, 2000: p. 180) Contabilidade é a “Ciência que sistematiza e interpreta registros e transações financeiras de Empresas e de outras organizações.”

A Contabilidade brasileira provavelmente nasceu oficialmente com Estevão Rafael de Carvalho em 1837, quando o mesmo publicou no Rio de Janeiro o primeiro livro brasileiro sobre a Contabilidade, trata-se de “A metafísica da Contabilidade Comercial”.

Apresentado a obra de Estevão Rafael de Carvalho pelo Professor Mestre Fernando Jorge Ericeira, da Disciplina de Contabilidade Geral da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB em 2003, ficamos encantados com a possibilidade de estudar e divulgar esta obra para o Brasil e o mundo e principalmente para o próprio Maranhão.

A primeira declaração importante de Estevão, diz respeito a polêmica de o que é Contabilidade? Arte ou Ciência? sobre isso diz Estevão:


“A arte, pois, não sendo outra coisa senão a prática dos princípios da Ciência, tem por fim indicar o como se faz alguma coisa. [ ] A Ciência, porém, ensina o por que se faz essa coisa.”

Estevão Rafael de Carvalho


Concluímos através dessa citação que para o professor Estevão, que Arte ou técnica, é a prática da Ciência. Portanto, Contabilidade é uma Ciência na sua Teoria e uma Arte em sua prática, sua execução.


14. BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, Estevão Rafael, A Metafísica da Contabilidade Comercial, pesquisa de Nascimento Morais Filho, Edição fac – similar, São Luis, 1987.
ERICEIRA, Fernando Jorge. O Estado da arte da Contabilidade no estado do Maranhão, vis-a-vis o seu desenvolvimento econômico – 1755 a 1900. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – São Paulo, 2003.
MARQUES, César Augusto. Dicionário Histórico-Geográfico da Província do Maranhão. 3a ed. – Rio de Janeiro: Cia Editôra Fon-Fon e Seleta, 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CETA CURSOS

 CETA CURSOS  www.cetacursos.com.br