A Prefeitura Municipal de Formosa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, vem desenvolvendo um trabalho de base, que não é visto, porem de extrema importância.
Afirmo que chega a ser um trabalho corajoso, exatamente por não ter visibilidade.
Segundo o Sistema Municipal de
Turismo – SMTUR, é obrigação da Prefeitura, "Promover
a integração do turismo local às políticas públicas do turismo do Brasil, e no
âmbito da comunidade internacional."
Portanto, já possuímos mecanismos teóricos que descrevem os elementos integrantes do SMTUR, vejamos:
A Secretaria Municipal de Turismo de Formosa (SecTur) e
suas unidades administrativas;
O Plano Municipal de Turismo (PMTUR);
O Fundo Municipal de Turismo;
O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Turísticos;
A Conferencia Municipal de Turismo (ConfMtur);
O Fórum Permanente de Turismo;
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR);
Os Sistemas Municipais de Turismo (Pontos turísticos
naturais, Museu e outros).
Vários municípios tiveram sua realidade turística e econômica transformada com a divulgação em veículos de propaganda em massa, como a televisão, em novelas. O que era Pirenópolis antes da novela Estrela Guia em 2001? E os Lençóis maranhenses antes do Clone, também em 2001? Eram cidades escondidas, com uma economia moesta e sem um trade turístico organizado.
Vejo como receita para o deslanche do turismo de Formosa, a ambientação de uma novela aqui. Mostrando seu potencial turístico para o Brasil e o mundo. Os críticos de plantão irão falar: como traremos turistas para cá, sem o minimo de infraestrutura? Respondo: como os empresários investirão em seus estabelecimentos, sem um fluxo mínimo, capaz de gerar o retorno financeiro?
Outra oportunidade é, aproveitar o turista de Brasília, que possui recursos, e não tem nenhum atrativo natural tão rico e tão próximo como o de Formosa-GO (60 km de distância). Para isso, devemos organizar um calendário de eventos e disponibilizar dentro de um sistema, um roteiro integrado de atividades.
Estamos no caminho certo, agora é promover as ações coordenadas, que façam com que deixemos a teoria e passamos a prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário