quinta-feira, 8 de abril de 2010

PROJETO INDAIÁ

O Projeto Indaiá é uma realização planejada e executada pelos alunos e professores da Faculdade Cambury de Formosa que visa a integração entre todas as disciplinas e cursos desta IES por meio de atividades acadêmicas fora dos muros da Faculdade.
O principal objetivo almejado por esse projeto é fazer os acadêmicos colocarem em pratica os conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio de pesquisas bibliográficas, internet, ou seja, pesquisas internas e trabalhos e atividades de campo que associam a tríade ensino, pesquisa e extensão através de atividades práticas.
Neste sábado dia 17 será realizada a visita técnica dos professores para o planejamento e elaboração do roteiro de trabalho do dia 16 de maio pelos alunos.

O PROJETO INDAIÁ teve nova etapa nete sabado dia 17 as 10 horas, onde ficaram confirmado o calendário e as atividades conforme segue:

VISITA AO CITATES SERÁ Dia 23 (domingo)
TOTAL 50 PESSOAS
6 Professores - 4 Funcionários - 40 alunos
Divisão – 2 carros com 4 pessoas
1 ônibus com 1 professor, 1 funcionário e 40 alunos

8 Grupos de 5 Pessoas
Grupo 1 – Entrevista com Sr. Pepe e o Gerente Raimundo;
Grupo 2 – Entrevista com 2 funcionários e o artesão;
Grupo 3 – Entrevista com turistas hospedes (Mínimo 4 formulários)
Grupo 4 – Entrevista com turistas banhistas (Mínimo 4 formulários)
Grupo 5 – Identificar problemas e sugerir soluções
Grupo 6 – Mapeamento das cachoeiras (GPS)
Grupo 7 – Mapeamento dos pontos de observação (GPS)
Grupo 8 – Mapeamento da Infra estrutura

OBS: Senhores professores, precisamos elaborar os questionários juntamente com os alunos que participarão do projeto até dia 07 de maio.
Orientar os alunos com relação a postura diante dos entrevistados e observar a questão quantitativa e qualitativa através de métodos de pesquisa.
Formação dos grupos através de sorteios.
Identificar lideres para cada grupo que serão responsáveis pelo relatório escrito e pelas considerações após o trabalho de campo.

PROJETO INDAIÁ
PROGRAMAÇÃO DA VISITA TÉCNICA DIA 16 DE MAIO
8:00 Horas – SAIDA – Faculdade Cambury
9:00 Horas – DIVISÃO DOS GRUPOS – Chegada no CITATES
9:30 Horas – PESQUISA DE CAMPO - CITATES
12:00 Horas – MESA REDONDA
13:00 Horas – ALMOÇO
14:00 Horas – LIVRE (TRILHAS E BANHO DE CACHOEIRAS)
16:00 Horas – REUNIÃO PARA O RETORNO
17:00 Horas – CHEGADA NA FACULDADE CAMBURY

Formosa – GO, 18 de abril de 2010

Cambury inicia atividades no Projeto Indaiá


Por Profa. Adriana Dantas
Vinte e cinco desbravadores e um projeto. Foi com o intuito de aproximar com o empreendimento Hoteleiro, a 20km de Formosa, que a Faculdade Cambury, coordenado pelo Prof. Maurício Figueiredo e apoiado pelo defensor do turismo Bruno Opa, visitou no último dia 23 o Citates, com 20 alunos e 5 professores.
Foi a 1ª etapa do Projeto Indaiá. Os alunos foram divididos em grupos para diagnosticar e avaliar o empreendimento para propor soluções, projetos e conscientizar o turismo e a hotelaria em Formosa e região.
“O defeito do Seu Pepe é ser Espanhol. Mas, a grande qualidade dele é ser Espanhol. Pois, com o seu olhar de fora que ele vem valorizando a região.” Afirmou o Prof. Maurício Figueiredo ao comentar sobre o empreendedor Espanhol conhecido por Seu Pepe, um apaixonado pela região.

Pela manhã, o grupo de alunos investigou as expectativas do empreendedor, a opinião dos hóspedes e banhistas a estrutura do estabelecimento e o mapeamento da trilhas e pontos de banho. Participaram alunos de todos os cursos da Cambury: Hotelaria, Turismo, TPG, Marketing, TI e Administração.
No delicioso almoço, os alunos e professores trocaram as informações obtidas e refletiram como o empreendimento pode melhorar, bem como sobre a mudança cultural e o desenvolvimento econômico da cidade de Formosa com o crescimento de empreendimentos ecologicamente corretos como o Citates.

“A maioria de turistas aqui são de Brasília e de outras cidades.” afirma Miguel, aluno de Hotelaria da Cambury, com a experiência de quem trabalha a mais de 10 anos no Indaiá, onde gerencia um Haras, e sente a falta dos turistas de Formosa. Foram abordados temas como a atração de turistas e a consequência disso para a Formosa e região, a qualidade e incentivo ao artesanato local, o turismo como impulsionador do desenvolvimento econômico e a necessidade de conscientização ambiental.
No próximo Círculo do Conhecimento Cambury, dias 16 a 18 de junho, alguns projetos idealizados pelos alunos para valorizar o desenvolvimento local serão apresentados a comunidade Formosense. Exemplo disto é a exposição de artistas locais na Faculdade mapeados por alunos de TI. Projeto que já despertou o interesse da Prefeitura Municipal de Formosa por meio do Sr. João Janir, Secretario de Agricultura e Pecuária que convidou os artistas para participarem da Feira da Moagem deste ano.
É a Cambury levando a teoria na prática. O projeto indaiá é contínuo, onde a cada semestre acontecerá uma fase. Portanto não termina este semestre, na próxima fase os alunos já apresentarão projetos para o empreendimento como resultado da 1ª fase e já buscarão trabalhar na segunda fase.

Um comentário:

CETA CURSOS

 CETA CURSOS  www.cetacursos.com.br